LABORATÓRIO DE CONTADORES POUPA UM MILHÃO DE METICAIS A EMPRESA POR MÊS

Escrito por AdeM Ligado . Publicado em Blog

 

 

Com a entrada em funcionamento do novo equipamento de reparação e aferição de contadores avariados, a empresa Águas da Região de Maputo poupou, nos últimos anos, cerca de um milhão de Meticais na aquisição de novos contadores.

O equipamento tem capacidade para a reparação e aferição de 40 contadores por dia.

José Paindanhane, gestor do Laboratório, frisou que, com grande esforço e entrega dos colaboradores, mensalmente, o sector consegue reparar dois mil contadores, representando um grande ganho para a empresa, em termos de poupança na aquisição de novos equipamentos.

“ Com recuperação nos níveis actuais, a AdeM poupa com aquisição de novos contadores, aproximadamente um milhão de meticais “ disse.

O Laboratório foi reactivado com novo equipamento, doado pela Empresa Holandesa VITTENS, em 2011 através de um acordo de parceria em que a empresa adquiriu diversas unidades de contadores domésticos recondicionados, numa altura em que a Águas da Região de Maputo SA (AdeM) encontrava-se numa campanha de ligações em grande escala.

Para a operação da máquina e equipamentos de reparação e aferição, foram na altura treinados dois colaboradores da AdeM com experiência na reparação de contadores.

O Laboratório de Contadores é uma unidade oficinal adstrita a Direcção de Projectos e suporte Técnico. É composta por quatro colaboradores e tem por missão proceder à recuperação e aferição de contadores.

O processo de recuperação de contadores compreende as seguintes fases:

I.         Desmontagem de todos os componentes dos contadores de ½” a 2” (meia polegada á duas polegadas) e imersão em água com detergente durante 24 horas;

II.        Lavagem de todos os elementos, limpeza, zeragem dos contadores;

III.      Inspecção das peças (elementos ou componentes) em condições para montagem ou reparação;

IV.      Reparação de elementos e componentes possíveis e montagem dos contadores;

V.        Aferição na máquina, para garantir que o contador recuperado está em condições e debita o volume correcto, para não lesar nem o cliente nem a empresa, seguido da sua selagem e pintura.

Os contadores recuperados são posteriormente registados e enviados para ao armazém central da logística para posterior distribuição pelas Áreas Operacionais.

DESAFIOS DO SECTOR

José Paindanhane diz que o maior desafio enfrentado pelo sector, sem contar com os recursos humanos que considera de poucos, é a garantia de assistência da máquina de aferição.

“ Os técnicos, estão capacitados para procederem a pequenas reparações mecânicas. A parte electrónica é, até ao momento, assegurada por um quadro técnico e pronto para a reforma, o que poderá tornar os tempos de indisponibilidade da máquina longo em caso de avaria “ .

José Paindanhane aconselha aos técnicos nas AO,s a não procederem às substituições massivas de contadores sem testagem da sua fiabilidade pelo Laboratório, assim como a procederem à entrega de todos os contadores retirados nas instalações de clientes, porque assegura: “Não temos contadores por nós recuperados que tenham sido devolvidos por mau funcionamento”.

 

 

Дървени летви - колчета http://www.emsien3.com/letvi от ЕМСИЕН-3
Дървени талпи http://www.emsien3.com/талпи от ЕМСИЕН-3

 

                                                                                    Copyright © 2018 ADEM. Todos os direitos reservados.

 
image002

Av. Eduardo Mondlane nº 1352.5º Andar.
C.postal nº 2952.Maputo.Moçambique.
Tel.: 258 21 302432 / 325160
Fax.: 258 21 324675
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
facebook  youtube 2