AdeM participa no Congresso de Água

Escrito por Cmbebe Ligado . Publicado em Blog

Sob o lema “que futuro queremos?”

 

No âmbito da capacitação institucional visando a troca de experiências, a AdeM participou no XII Congresso de Águas que teve lugar em Lisboa - Portugal, entre os dias 5 e 8 de Março do ano em curso. Para além da AdeM o evento contou com a participação do FIPAG e do CRA.

O congresso integrava ainda o XVI Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENASB) e o XV Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (SILUBESA), com o tema “QUE FUTURO QUEREMOS?” (Água).

Durante o congresso foram apresentadas comunicações científicas na área de água, saneamento e ambiente, em 2 plenários e 5 mesas redondas. Ainda no mesmo âmbito, foram feitas visitas à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Alcântara e ao Aqueduto de Águas Livres de Lisboa.

Em termos de aprendizagem, destacou-se o campo de investigação em vários sectores como a principal alavanca para o sucesso e desenvolvimento das empresas. Portugal e Brasil contribuíram bastante neste aspecto, pois estão a um nível superior na investigação científica a nível dos países da CPLP, apostando na integração das universidades, escolas técnicas profissionais e investindo em programas de pesquisa para o desenvolvimento e melhoramento dos processos de trabalho da empresa.

Para fundamentar o tema “QUE FUTURO QUEREMOS?”, várias medidas deverão ser tomadas pelas empresas participantes, de modo a perspectivar melhor os objectivos pretendidos, que passam pela mudança de atitude dos gestores do sector de águas, na melhoria da comunicação e no envolvimento do público consumidor dando a conhecer o que se faz e os actuais desafios criando assim espaço para que o público externo possa contribuir para o crescimento das empresas.

São ainda aspectos fundamentais a considerar, a manutenção de contactos e a realização de consultas e intercâmbios no sector de águas, saneamento e ambiente com os países da CPLP. A necessidade de criação de uma área de estudos para eficiência na operação ao abrigo de uma Política de Optimização e Gestão de Activos, Política de Gestão dos Riscos nos Serviços de Água e um Plano de Segurança da Água de forma integrada com outros actores como ARA SUL, Municípios, Áreas de Gestão Ambiental (extracção de areias).

Só desta forma é que as empresas podem começar a responder a questão “QUE FUTURO QUEREMOS?” no sector de águas e alcançar melhores resultados em relação aos objectivos traçados.

A AdeM, fez-se representar pela Administradora de Produção e Suporte, Eng.ª Judite Manhique, pelo Director da AO da Maxaquene, Eng.º Abílio Mate e pelo Técnico do Laboratório Central, Eng. Moisés Sigaúque.

Дървени летви - колчета http://www.emsien3.com/letvi от ЕМСИЕН-3
Дървени талпи http://www.emsien3.com/талпи от ЕМСИЕН-3

 

                                                                                    Copyright © 2018 ADEM. Todos os direitos reservados.

 
image002

Av. Eduardo Mondlane nº 1352.5º Andar.
C.postal nº 2952.Maputo.Moçambique.
Tel.: 258 21 302432 / 325160
Fax.: 258 21 324675
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
facebook  youtube 2