PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE INTAKA - PROVINCIA DE MAPUTO

Escrito por AdeM Ligado . Publicado em Blog

DSC 0428

DSC 0434

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, no dia 26 de Outubro de 2016, o centro de distribuição de Água de Intaka, Municipio da Matola, provincia de Maputo, num esforço do governo visando a criação de condições para que cada vez mais moçambicanos tenham acesso à água potável.

Falando na ocasião, o Presidente da República referiu que fornecer água potável à população é uma forma segura de promover o desenvolvimento do capital humano acrescentando que “é com acções concretas como esta que queremos ampliar o desenvolvimento de Moçambique. O que testemunharam aqui em Intaka está a acontecer um pouco por todo Moçambique e em diferentes áreas de desenvolvimento do país”, frisou o chefe de Estado.

Filipe Nyusi anunciou na ocasião que o governo vai continuar a realizar obras de construção e ampliação de sistemas de abastecimento de água, com destaque para a nova captação em Corumana, e o centro de tratamento no Sabié, bem como novos pontos de distribuição em Marracuene, Guava, Matlhemele e na Matola Gare.

O Presidente da Republica, perante uma moldura humana considerável, apelou ao uso racional de água e à conservação da infra-estrutura, uma vez que “Com esta infra-estrutura vamos ter 7500 metros cúbicos para abastecer mais de 87.500 pessoas, para além das mais de 1.5 milhões que já vinham beneficiando. Com esta capacidade instalada, os bairros de expansão de Intaka, Zimpeto, Khongolote, Boquisso, Mali, Cumbeza, Agostinho Neto, Muhalaze, 1.º de Maio, Matlhemele, Golhoza e Mucatine passam a ter água para responder à crescente demanda”, indicou.

Filipe Nyusi instou ao Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH) e ao FIPAG para continuarem a gerir o sistema e as infra-estruturas com cada vez maior rigor e profissionalismo, por forma a assegurar o abastecimento permanente e fiável de água à população.

O SISTEMA INAUGURADO

O sistema é composto por dois depositos de cinco mil metros cúbicos cada, uma torre com 40 metros de altura e uma capacidade de 250 metros cubicos.

Abastecido a partir se seis furos, o sistema contempla ainda uma casa de bombas equipada com três maquinas, com capcidade de 250 metros cúbicos hora.

Foram lancados nesta primeira fase cinco quilometros de rede secundária para abastecimento de agua nos bairros de congolote e Intaka, prevendo-se que no próximo ano sejam lançados os restantes cento cinquenta quilometros previstos no projecto.

Prevê-se que ate 2019 sejam feitas cerca de nove mil ligações domiciliarias.

As obras de Construção do Centro de Distribuição de Intaka custaram 324 milhões de meticais, numa parceria entre o Governo de Moçambique e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

 

Дървени летви - колчета http://www.emsien3.com/letvi от ЕМСИЕН-3
Дървени талпи http://www.emsien3.com/талпи от ЕМСИЕН-3

 

                                                                                    Copyright © 2018 ADEM. Todos os direitos reservados.

 
image002

Av. Eduardo Mondlane nº 1352.5º Andar.
C.postal nº 2952.Maputo.Moçambique.
Tel.: 258 21 302432 / 325160
Fax.: 258 21 324675
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
facebook  youtube 2